A reciclagem precisa crescer

Reciclagem Automotiva é destaque na Ecomondo Brasil 2019
9 de janeiro de 2019
Brasil perde R$ 5,7 bilhões por ano ao não reciclar resíduos plásticos
9 de janeiro de 2019

A reciclagem precisa crescer

É inegável o avanço que o plástico trouxe para a vida moderna. Desde soluções para o cultivo e preservação de alimentos até aplicações para melhorar a mobilidade e a infraestrutura nas cidades, encontramos polímeros em praticamente tudo que utilizamos no nosso dia a dia. O potencial que o plástico tem poderia atingir muitos outros mercados se não fosse uma questão importante: sua destinação após o uso.

Um estudo recente da Universidade de Santa Barbara (Califórnia) mostrou que a humanidade já produziu cerca de 8,3 bilhões de toneladas de plástico desde a década de 1950 — quando começou a ser utilizado na indústria em larga escala. Desse montante, cerca de 70% foram parar em lixões, aterros ou no meio ambiente, criando um problema sério para os ecossistemas. Sabemos, hoje, que os plásticos pós-consumo, quando transformados em resina novamente, podem dar origem a novos produtos.

Para que a reciclagem de materiais seja uma realidade, é preciso um esforço conjunto de toda a cadeia – incluindo consumidores – para promover a valorização desse mercado e também dos produtos reciclados. Hoje, no Brasil, apenas 25% do plástico descartado é reciclado.

Maior produtora de resinas termoplásticas das Américas, a Braskem acredita que é seu papel trabalhar para apoiar o desenvolvimento desse mercado. Por isso, criamos, em 2015, a Plataforma Wecycle, que busca realizar parcerias com brand owners, transformadores, recicladores e cooperativas para o desenvolvimento de novos produtos reciclados. A iniciativa prevê ações para desenvolver a cadeia de reciclagem, qualificar processos, trabalhar a confiabilidade técnica dos parceiros e implementar ações voltadas para a responsabilidade social. Devido à sua importância, esse trabalho se transformou em uma área, chamada de Reciclagem & Plataforma Wecycle.

Utilizamos também nossos dois centros de tecnologia e inovação – em Pittsburgh (EUA) e em Porto Alegre (RS) – para criar soluções que auxiliam no crescimento da reciclagem do plástico e melhorem a qualidade da resina reciclada, para que elas voltem a ter propriedades semelhantes às resinas virgens. É o caso da Embalixo, líder no segmento de sacos de lixo no Brasil e que passou a produzir sacos premium com resíduos de plástico pós-consumo após apresentarmos a Wecycle.

O Relatório WWF Living Planet de 2016 estima que seria necessário um planeta Terra e meio para produzir, regenerar e absorver tudo o que consumimos atualmente. A conta simplesmente não fecha. E a sociedade tem clamado por iniciativas que ajudem a solucionar essa situação complexa. Em linha com seu propósito, a Braskem continuará desenvolvendo soluções sustentáveis para atender esta demanda crescente por produtos mais sustentáveis.

Fabiana Quiroga é diretora da área de Reciclagem & Plataforma Wecycle da Braskem